Quem procura terapia visual em São Paulo muitas vezes já chega com uma dúvida bem definida: “será que eu preciso fazer exercícios para a visão?”
A minha resposta não começa pelos exercícios. Começa pela avaliação.
Antes de indicar qualquer trabalho visual, eu preciso entender o que está acontecendo, quais dificuldades a pessoa percebe na rotina e se existe alguma função visual que realmente precisa ser trabalhada. Isso pode envolver a forma como os olhos se coordenam, como o foco é mantido ou alternado, a correção visual utilizada e a relação entre os resultados encontrados e os sintomas relatados.
Nem toda queixa leva à indicação de terapia visual. E encontrar uma medida diferente do esperado também não significa, por si só, que exista necessidade de intervenção.
Por isso, eu separo três etapas que fazem muita diferença no processo: avaliar, decidir se existe indicação e acompanhar a evolução quando um trabalho é iniciado.
Ao longo deste artigo, vou mostrar o que observo antes de propor qualquer terapia e por que essa etapa inicial é essencial para construir um plano realmente coerente com a necessidade visual de cada pessoa.
Terapia visual não começa com exercícios
Quando alguém me procura querendo saber sobre terapia visual, uma das primeiras coisas que eu explico é que o trabalho não começa escolhendo exercícios.
Antes disso, eu preciso entender o que aquela pessoa está sentindo, como a visão funciona nas atividades do dia a dia e se existe alguma alteração visual que tenha relação com a queixa apresentada.
Pode parecer uma diferença pequena, mas ela muda completamente a forma de conduzir o atendimento.
Uma pessoa pode chegar relatando cansaço ao ler, dor de cabeça depois de muito tempo no computador, dificuldade para manter o foco, visão dupla em determinadas situações ou desconforto em tarefas de perto. Esses sintomas são informações importantes, mas nenhum deles, sozinho, determina que a pessoa precise de terapia visual.
É justamente por isso que eu começo pela avaliação.
Primeiro eu preciso entender o problema
A terapia visual trabalha funções específicas da visão. Portanto, antes de propor qualquer atividade, eu preciso identificar qual função estou avaliando, se existe uma alteração e se ela ajuda a explicar aquilo que a pessoa percebe na rotina.
A insuficiência de convergência é um exemplo útil para entender essa lógica.
Nessa condição, os olhos apresentam dificuldade para trabalhar juntos adequadamente em determinadas tarefas de perto. A investigação não é feita apenas perguntando se a pessoa se cansa ao ler. São avaliadas medidas relacionadas à convergência, ao alinhamento dos olhos e à capacidade de mudar o foco entre diferentes distâncias.
Somente depois de relacionar os sintomas aos resultados da avaliação é possível discutir qual conduta faz sentido para aquele caso.
Isso também ajuda a evitar um problema que vejo com frequência quando se fala sobre terapia visual na internet: a impressão de que existe uma lista de exercícios capaz de resolver qualquer dificuldade visual.
Não existe um protocolo único que eu possa simplesmente aplicar a todas as pessoas.
A própria evidência científica varia de acordo com a condição estudada. Exercícios de convergência, por exemplo, têm respaldo para situações específicas de insuficiência de convergência, mas isso não significa que o mesmo trabalho seja indicado para toda queixa de leitura, desconforto visual ou dificuldade de coordenação ocular.
Por isso, quando alguém chega ao meu consultório já perguntando quais exercícios vai fazer, eu costumo voltar uma etapa.
Antes de decidir o que trabalhar, eu preciso descobrir se existe algo a ser trabalhado e qual é o objetivo dessa intervenção.
É essa avaliação inicial que permite sair de uma proposta genérica de terapia e construir, quando há indicação, um trabalho visual coerente com os achados e com a necessidade daquela pessoa.
O que eu preciso entender antes de pensar em terapia visual
Antes de avaliar funções específicas da visão, eu preciso conhecer a pessoa que está na minha frente.
Parece óbvio, mas essa etapa faz muita diferença. Uma queixa como “me canso para ler” pode aparecer em contextos bastante diferentes. Para uma pessoa, o desconforto surge depois de horas diante do computador. Para outra, aparece poucos minutos depois de começar uma leitura. Há quem perceba visão embaçada, quem tenha dor de cabeça, quem perca a linha do texto e quem simplesmente sinta que precisa fazer um esforço maior para manter a tarefa.
Se eu olhar apenas para o sintoma, posso deixar de entender o que realmente está acontecendo.
A queixa, o histórico e a rotina visual
Na conversa inicial, eu procuro entender o que incomoda, quando acontece e de que forma isso interfere na rotina.
Quero saber, por exemplo, se a dificuldade acontece de perto, de longe ou nas duas situações. Se aparece no computador, durante a leitura, ao estudar, ao dirigir ou quando a pessoa precisa alternar o olhar entre diferentes distâncias.
Também observo há quanto tempo aquilo acontece.
É uma dificuldade recente? Sempre existiu? Está piorando? Surgiu depois de alguma mudança importante? Já houve avaliação ou tratamento anterior?
Dependendo do caso, o histórico de saúde também precisa entrar nessa conversa. Isso é especialmente relevante quando existem condições neurológicas, traumatismos, alterações visuais anteriores ou outros fatores que possam modificar a forma como aquela visão funciona.
Essa investigação me ajuda a construir uma hipótese sobre o que preciso avaliar com mais atenção, mas ainda não determina uma indicação de terapia.
Outro ponto importante é entender a demanda visual.
Uma pessoa que passa muitas horas trabalhando em telas pode perceber determinados sintomas com mais facilidade do que alguém cuja rotina exige menos esforço visual de perto. Da mesma forma, estudar, ler por períodos prolongados ou realizar tarefas que exigem mudanças frequentes de foco pode tornar algumas dificuldades mais evidentes.
Por isso, eu não avalio apenas se existe uma medida dentro ou fora de uma faixa esperada. Quero saber se aquele achado tem relação com aquilo que a pessoa realmente sente.
A insuficiência de convergência mostra bem por que essa associação é necessária. Ela pode provocar sintomas como visão dupla, visão embaçada, cansaço ocular e dor de cabeça durante tarefas próximas. Mas a própria American Association for Pediatric Ophthalmology and Strabismus ressalta que algumas pessoas podem apresentar sinais de convergência reduzida no exame sem ter sintomas nas atividades de perto e, nesses casos, o achado isolado não significa necessariamente necessidade de tratamento.
É por isso que eu volto sempre ao mesmo ponto: resultado de teste e queixa precisam conversar entre si.
Grau e nitidez também precisam estar bem avaliados
Antes de atribuir uma dificuldade ao funcionamento binocular, à acomodação ou a outra função visual, eu também preciso entender como está a parte refrativa.
Miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia podem interferir na nitidez e estar associados a sintomas como visão embaçada, esforço visual, dor de cabeça e dificuldade para focar durante a leitura ou o uso do computador.
Por isso, conferir o grau não é uma etapa separada e sem relação com o restante da avaliação.
Ela ajuda a responder uma pergunta básica: a pessoa está recebendo uma imagem adequadamente corrigida para realizar aquela tarefa?
Imagine tentar avaliar conforto durante a leitura sem considerar uma necessidade de correção que ainda não foi identificada ou uma prescrição que já não atende bem àquela pessoa. O resultado poderia levar a interpretações equivocadas sobre a origem do desconforto.
Ao mesmo tempo, encontrar um grau não significa que todos os sintomas sejam explicados por ele.
É justamente aí que a avaliação precisa continuar.
Depois de verificar acuidade visual e refração, posso investigar como os olhos coordenam o olhar, como ocorre a convergência, como a pessoa mantém e modifica o foco e se essas funções se relacionam com aquilo que ela relata na rotina.
Na investigação da insuficiência de convergência, por exemplo, a avaliação pode incluir não apenas a capacidade de convergir, mas também erro refrativo, movimentos oculares e acomodação.
No artigo Exames visuais: o que é avaliado na consulta optométrica, explico com mais detalhes por que uma avaliação visual não se resume a descobrir uma receita de óculos.
Aqui, essa ideia tem uma função muito específica.
Antes de pensar em terapia visual, eu preciso separar o que pode estar relacionado à correção óptica do que realmente exige uma investigação funcional mais aprofundada.
Só depois dessa base bem estabelecida faz sentido avançar para a próxima pergunta: como esses dois olhos estão trabalhando juntos?
Como eu avalio se os olhos estão trabalhando bem juntos
Enxergar com nitidez não depende apenas de cada olho isoladamente. Em muitas atividades, os dois olhos precisam trabalhar de forma coordenada para que a imagem permaneça única, estável e confortável.
É isso que chamamos de visão binocular.
Durante a avaliação, eu observo diferentes aspectos desse funcionamento. Não procuro apenas saber se cada olho enxerga bem sozinho. Quero entender o que acontece quando os dois precisam atuar juntos, principalmente em tarefas que exigem atenção de perto por mais tempo.
Leitura, computador e celular são exemplos simples. Para realizar essas atividades, o sistema visual precisa coordenar o posicionamento dos olhos e ajustar o foco para a distância da tarefa.
Quando existe uma queixa relacionada a essas situações, algumas funções merecem uma investigação mais detalhada.
Convergência e coordenação binocular
Quando olhamos para algo próximo, os olhos precisam direcionar o olhar para o mesmo ponto.
Esse movimento coordenado recebe o nome de convergência.
Na avaliação, existem medidas que ajudam a entender como essa função está acontecendo. Uma delas observa até que ponto a pessoa consegue manter os olhos coordenados durante a aproximação de um estímulo. Outras avaliam a capacidade de manter uma visão única diante de diferentes demandas de convergência.
O National Eye Institute explica que, na investigação da insuficiência de convergência, podem ser avaliados quanto os olhos conseguem convergir antes que apareça visão dupla ou que um deles perca a coordenação, além da tendência de desalinhamento em diferentes distâncias.
Mas um resultado isolado não conta toda a história.
Eu preciso relacionar essas medidas ao que a pessoa sente. Dificuldade para manter tarefas próximas, cansaço ocular, visão embaçada ou dupla e dor de cabeça podem aparecer em casos de insuficiência de convergência, mas nem todas as pessoas apresentam os mesmos sintomas.
Também pode acontecer de uma medida de convergência aparecer reduzida durante o exame sem que exista qualquer dificuldade funcional na rotina. Por isso, eu não uso um único teste para decidir automaticamente que alguém precisa de terapia.
Esse é um ponto importante deste artigo: medir uma função é diferente de indicar uma intervenção.
Para quem quiser aprofundar especificamente esse assunto, eu já expliquei com mais detalhes no artigo Avaliação da visão binocular em São Paulo: quando investigar como os olhos trabalham juntos?.
Acomodação e capacidade de mudar o foco
Outra função que observo é a acomodação.
Ela está relacionada à capacidade de ajustar o foco conforme a distância do que estamos olhando. É o que acontece, por exemplo, quando você olha para a tela do computador e depois direciona o olhar para algo mais distante.
Esse ajuste precisa acontecer de forma eficiente ao longo da rotina.
Por isso, avaliar acomodação não significa apenas perguntar se a pessoa consegue enxergar uma palavra pequena de perto. Eu também posso investigar como ela mantém o foco, como responde a mudanças de distância e se existe alguma dificuldade que faça sentido diante dos sintomas relatados.
A American Association for Pediatric Ophthalmology and Strabismus inclui a avaliação da acomodação entre os aspectos que podem ser investigados quando existe suspeita de insuficiência de convergência, justamente porque as funções visuais não precisam ser analisadas como compartimentos completamente separados.
Na prática, isso significa que duas pessoas com a mesma acuidade visual e até com graus semelhantes podem ter experiências diferentes durante uma tarefa prolongada de perto.
Uma pode realizar a atividade com conforto. Outra pode perceber cansaço, perda de nitidez ou dificuldade para sustentar a tarefa.
É essa diferença funcional que me interessa investigar.
E, novamente, encontrar uma dificuldade em convergência, acomodação ou coordenação binocular ainda não responde sozinho à pergunta sobre terapia visual.
Primeiro eu reúno os resultados, comparo com a queixa, considero a rotina e procuro entender o peso daquele achado para a vida da pessoa.
A indicação vem depois.
Encontrar uma alteração não significa indicar terapia visual
Essa é uma das diferenças que considero mais importantes durante uma avaliação: encontrar uma medida diferente do esperado não significa, automaticamente, que eu vá indicar terapia visual.
Os testes me ajudam a entender como determinadas funções estão se comportando, mas nenhum número deve ser interpretado sozinho.
Eu preciso olhar para o conjunto.
O resultado tem relação com aquilo que a pessoa sente? A dificuldade aparece nas atividades do dia a dia? Existe impacto real na leitura, no trabalho de perto ou em outra demanda visual? O achado se repete durante a avaliação? Há outros fatores que precisam ser considerados antes?
É a partir dessas perguntas que uma medida começa a ganhar significado clínico.
A insuficiência de convergência é um bom exemplo.
Durante uma avaliação, pode aparecer uma dificuldade em determinada medida de convergência. Mas a American Association for Pediatric Ophthalmology and Strabismus explica que algumas pessoas apresentam sinais de convergência reduzida no exame sem sentir visão dupla, dor de cabeça ou dificuldades nas atividades próximas. Nesses casos, o achado isolado não significa necessariamente que exista indicação de tratamento.
Isso mostra por que eu não trabalho com a lógica de “o teste alterou, então vamos fazer exercícios”.
O resultado precisa fazer sentido diante da queixa
Imagine duas pessoas com uma medida semelhante durante um teste.
A primeira lê, trabalha no computador e realiza suas atividades de perto sem qualquer desconforto.
A segunda relata visão dupla, cansaço ocular e dificuldade para sustentar tarefas próximas, e os demais resultados da avaliação apontam na mesma direção.
Mesmo que exista alguma semelhança entre os números encontrados, são situações diferentes.
É por isso que eu relaciono sintomas, histórico, demanda visual e conjunto dos resultados antes de pensar em uma indicação.
No caso da insuficiência de convergência, o National Eye Institute descreve uma avaliação que considera sintomas e diferentes medidas do funcionamento visual, incluindo convergência, tendência de alinhamento dos olhos e capacidade de alternar o foco entre perto e longe.
Não existe um único teste que responda sozinho por toda essa interpretação.
E quando existe indicação?
Quando encontro uma alteração consistente, relacionada aos sintomas e à dificuldade funcional da pessoa, aí sim posso discutir se algum tipo de trabalho visual é apropriado para aquele caso.
Mas até aqui é importante escolher bem as palavras.
Dizer que existe evidência para terapia em uma condição específica não significa dizer que terapia visual serve para qualquer dificuldade.
A insuficiência de convergência sintomática é justamente uma das situações em que há pesquisa clínica sobre terapia vergencial e acomodativa. Estudos apoiados pelo National Eye Institute encontraram melhora de medidas clínicas da convergência em grupos específicos de pacientes submetidos a esse tipo de intervenção.
Só que a mesma pesquisa ajuda a mostrar o limite dessa afirmação.
Em um estudo com crianças com insuficiência de convergência, a terapia melhorou medidas da função visual, mas não produziu melhora superior ao placebo nos testes padronizados de desempenho em leitura. Portanto, eu não posso transformar um resultado específico da terapia em uma promessa mais ampla sobre leitura ou aprendizagem.
Para mim, essa distinção é essencial.
Eu não indico terapia porque existe um exercício disponível. Eu considero uma intervenção quando existe uma função identificada, uma necessidade compatível e um objetivo que pode ser acompanhado de forma clara.
No artigo Avaliação da visão binocular em São Paulo: quando investigar como os olhos trabalham juntos?, eu explico com mais detalhes por que convergência, acomodação e outras funções precisam ser interpretadas dentro de um contexto, e não como resultados isolados. O próprio conteúdo reforça que nem todo achado significa automaticamente necessidade de intervenção.
Essa análise é justamente o que separa avaliar de indicar.
E, quando existe indicação, ainda falta uma etapa importante: definir exatamente o que será trabalhado e como essa evolução será acompanhada.
Avaliação, indicação e acompanhamento são etapas diferentes
Quando se fala em terapia visual, é fácil colocar tudo dentro de um mesmo processo. A pessoa faz uma consulta, recebe exercícios e continua fazendo até “melhorar”.
Eu prefiro separar esse caminho em etapas bem definidas.
Avaliar, indicar e acompanhar não são a mesma coisa.
Cada uma responde a uma pergunta diferente. Primeiro eu preciso entender como aquela visão está funcionando. Depois, decidir se os achados realmente justificam uma intervenção. E, quando existe indicação e o trabalho é iniciado, preciso acompanhar se aquilo que motivou a conduta está mudando de forma coerente.
Essa separação evita que a terapia vire um protocolo automático.
Avaliação: entender o que está acontecendo
A avaliação vem antes de qualquer plano de exercícios.
É nessa etapa que eu reúno as informações da queixa, do histórico, da rotina e dos testes realizados. Dependendo do caso, posso investigar refração, acomodação, convergência, coordenação binocular, movimentos oculares e outras funções relacionadas à dificuldade relatada.
O objetivo ainda não é decidir quantos exercícios serão feitos ou por quanto tempo.
Primeiro eu quero responder perguntas como:
A alteração encontrada é consistente? Ela aparece em mais de uma medida? Faz sentido diante dos sintomas? Existe impacto nas atividades que a pessoa realiza? Há outra questão que precisa ser corrigida ou investigada antes?
Na insuficiência de convergência, por exemplo, a avaliação envolve o histórico dos sintomas e medidas específicas de convergência, alinhamento, acomodação e possíveis erros refrativos. Isso mostra por que a indicação não deve surgir apenas de uma queixa isolada.
Indicação: decidir se existe algo que faz sentido trabalhar
Depois da avaliação, vem uma etapa diferente: interpretar o que encontrei.
É aqui que eu decido se existe indicação para um trabalho visual e, principalmente, qual seria o objetivo desse trabalho.
Nem toda alteração medida precisa ser tratada. A própria AAPOS destaca que algumas pessoas podem apresentar sinais de insuficiência de convergência durante o exame e não ter sintomas ou dificuldades nas tarefas próximas. Nessa situação, o achado pode ser acompanhado sem que exista necessidade automática de tratamento.
Por isso, eu não considero suficiente dizer que “a convergência está baixa” ou que “o foco precisa melhorar”.
Preciso relacionar essa função à necessidade da pessoa.
Se existe uma alteração consistente, sintomas compatíveis e impacto funcional, posso avaliar se há uma intervenção apropriada. Se os resultados não explicam a queixa, o caminho pode ser outro.
E também pode acontecer de a avaliação indicar a necessidade de acompanhamento com outro profissional.
Para mim, indicar corretamente inclui tanto saber quando trabalhar uma função visual quanto reconhecer quando terapia visual não é a resposta.
Acompanhamento: verificar se o plano continua fazendo sentido
Quando um trabalho visual é iniciado, ele não fica desconectado da avaliação que veio antes.
As queixas e funções que ajudaram a definir o objetivo precisam ser observadas novamente ao longo do processo.
Se a pessoa iniciou um trabalho porque apresentava uma dificuldade específica de convergência durante tarefas próximas, por exemplo, eu não quero saber apenas se ela conseguiu realizar determinado exercício. Quero observar se as medidas relacionadas àquela função estão mudando e, principalmente, se existe evolução na queixa que motivou a intervenção.
A AAPOS orienta que pacientes com insuficiência de convergência sejam acompanhados em relação aos sintomas e à resposta ao tratamento. A própria entidade também reconhece que algumas pessoas podem não responder da mesma maneira às intervenções.
Isso é importante porque acompanhamento não é sinônimo de continuar o mesmo plano indefinidamente.
Se a evolução não acontece como esperado, se a queixa muda ou se os resultados deixam de justificar aquela estratégia, o trabalho precisa ser revisto.
Eu também evito estabelecer um número universal de sessões antes de avaliar a pessoa. Condições, objetivos e respostas são diferentes, e a evidência disponível é específica para determinados quadros. Até mesmo em uma condição relativamente bem estudada como a insuficiência de convergência, a duração e a escolha da intervenção dependem do contexto clínico.
Por isso, gosto de resumir o processo desta forma:
eu avalio para entender, indico quando existe justificativa e acompanho para verificar se o trabalho continua coerente com o objetivo definido.
Essa sequência é muito mais importante do que começar escolhendo exercícios.
Os objetivos precisam ser definidos antes de iniciar o trabalho visual
Se existe indicação para terapia visual, a próxima pergunta não é simplesmente quais exercícios serão feitos.
Eu preciso definir o que queremos trabalhar e por quê.
“Melhorar a visão” é uma frase ampla demais para funcionar como objetivo. A visão envolve diferentes funções, e cada uma pode responder de maneira diferente dependendo da alteração encontrada, da idade, da demanda visual e do contexto de cada pessoa.
Por isso, eu procuro transformar os achados da avaliação em objetivos mais específicos.
Se a dificuldade identificada está relacionada à convergência, por exemplo, o trabalho precisa estar direcionado para essa função e a evolução também deve ser acompanhada a partir dela.
Se existe uma alteração acomodativa, o objetivo será outro.
E se a avaliação não encontra uma alteração visual que justifique terapia, não faz sentido criar um plano apenas porque a pessoa chegou ao consultório procurando exercícios.
O objetivo precisa nascer da avaliação
Eu não gosto de começar um trabalho visual com metas genéricas como “melhorar o foco”, “aumentar a concentração” ou “facilitar os estudos” sem antes entender exatamente qual função visual está envolvida.
São expressões que parecem claras, mas podem significar coisas muito diferentes.
Quando uma pessoa diz que “perde o foco” durante a leitura, por exemplo, ela pode estar falando de visão embaçada, dificuldade para manter a atenção, cansaço ocular, perda da linha do texto ou simplesmente fadiga depois de muito tempo realizando uma tarefa.
Essas situações não são equivalentes.
Por isso, primeiro eu preciso descobrir o que essa pessoa chama de dificuldade de foco. Depois, verificar se existe um achado visual compatível. Só então posso pensar em um objetivo mensurável para o trabalho.
Esse cuidado também ajuda a acompanhar a evolução com mais responsabilidade.
Se eu sei qual função estava alterada no início, quais sintomas estavam presentes e em quais atividades eles apareciam, tenho pontos concretos para comparar durante as reavaliações.
Melhorar uma função visual não significa melhorar automaticamente outras habilidades
Esse é um ponto que merece bastante cuidado, principalmente quando falamos de crianças e dificuldades escolares.
Uma alteração visual pode tornar uma tarefa mais desconfortável. A insuficiência de convergência, por exemplo, pode estar associada a sintomas durante atividades próximas, como esforço ocular, visão dupla ou embaçada e dificuldade para sustentar a leitura. Existem estudos mostrando que terapias vergenciais e acomodativas podem melhorar medidas específicas de convergência e sintomas em determinados grupos de crianças com insuficiência de convergência sintomática.
Mas isso não permite concluir que a terapia visual melhora automaticamente a capacidade de leitura, a aprendizagem ou o desempenho escolar.
Um ensaio clínico financiado pelo National Eye Institute avaliou crianças com insuficiência de convergência sintomática. Embora a terapia vergencial e acomodativa tenha melhorado funções visuais relacionadas à condição, ela não produziu melhora superior ao placebo nos testes padronizados de leitura.
O próprio estudo orienta que profissionais não apresentem esse tratamento como uma forma de aumentar o desempenho em leitura.
Para mim, essa diferença é fundamental.
Se eu estou trabalhando uma função de convergência, o objetivo precisa estar relacionado à convergência, aos sintomas associados e ao impacto funcional identificado na avaliação.
Não seria responsável prometer que isso, por consequência, vai melhorar notas, atenção, aprendizagem ou qualquer outra habilidade que depende de muitos outros fatores.
Objetivos claros também ajudam a saber quando rever o plano
Definir objetivos antes de começar não serve apenas para organizar a terapia.
Serve também para saber se ela continua fazendo sentido.
Se uma função foi identificada como alterada, eu preciso conseguir reavaliá-la. Se havia determinado sintoma, quero saber como ele está se comportando. Se existia dificuldade em uma atividade específica, preciso entender se houve mudança naquela situação real.
Isso me permite comparar o início do processo com o que acontece ao longo do acompanhamento.
E nem sempre a resposta será continuar exatamente da mesma forma.
Dependendo da evolução, posso ajustar o trabalho, rever os objetivos ou entender que é necessário investigar outro fator.
Por isso, quando existe indicação de terapia visual, eu não penso apenas em uma sequência de exercícios.
Eu penso em uma função que foi avaliada, em um objetivo que faz sentido para aquela pessoa e em critérios que me permitam acompanhar o que está acontecendo ao longo do processo.
É isso que transforma uma proposta genérica de exercícios em um trabalho visual realmente individualizado.
Terapia visual, Neurovisão e reabilitação visual são a mesma coisa?
Esses termos aparecem muitas vezes próximos e, para quem está procurando atendimento, podem parecer maneiras diferentes de falar sobre a mesma coisa.
Eu prefiro fazer uma distinção.
Terapia visual, Neurovisão e reabilitação visual podem fazer parte de um mesmo contexto de cuidado, mas não significam exatamente a mesma coisa.
E entender essa diferença ajuda também a perceber por que eu insisto tanto na avaliação antes de qualquer indicação.
Onde entra a terapia visual?
Quando falo em terapia visual neste artigo, estou falando de um trabalho direcionado a funções visuais específicas que foram avaliadas e para as quais existe uma indicação.
Isso pode envolver atividades estruturadas para trabalhar determinadas habilidades, mas o exercício não é o ponto de partida.
Primeiro vem a identificação da dificuldade. Depois, a relação dessa dificuldade com os sintomas e com a rotina. Só então eu posso estabelecer um objetivo e avaliar qual estratégia é adequada.
Por isso, terapia visual não significa simplesmente receber uma sequência de exercícios para fazer com os olhos.
O trabalho precisa ter uma razão.
Se estou diante de uma alteração específica de convergência, por exemplo, existe uma função que posso medir, relacionar aos sintomas e acompanhar ao longo do processo. Essa lógica é diferente de aplicar exercícios de forma genérica para qualquer pessoa que relate cansaço, dificuldade de leitura ou desconforto visual.
Reabilitação visual é um conceito mais amplo
A reabilitação visual pode envolver um processo mais abrangente.
A American Optometric Association descreve a reabilitação visual como um modelo de cuidado que começa pela avaliação da visão e de seu impacto funcional, passa pela definição de um plano individualizado e inclui reavaliações ao longo do tempo para adequar as estratégias às necessidades da pessoa.
Dependendo do contexto, esse cuidado pode envolver recursos ópticos, estratégias funcionais, orientações, procedimentos terapêuticos e integração com outros profissionais.
Ou seja, nem todo processo de reabilitação visual se resume a exercícios.
Para mim, essa diferença é importante porque reabilitar não significa aplicar uma técnica específica. Significa entender qual função está comprometida, como isso afeta a vida da pessoa e quais recursos fazem sentido naquele caso.
E onde entra a Neurovisão?
No meu trabalho, a Neurovisão aparece principalmente quando preciso olhar para a relação entre o funcionamento visual e o sistema neurológico.
Isso ganha uma importância especial quando existem queixas visuais associadas a situações como alterações neurológicas ou traumas, ou quando a pessoa apresenta dificuldades que precisam ser analisadas dentro de um contexto funcional mais amplo.
Nesses casos, eu não observo apenas se a pessoa consegue enxergar uma determinada linha na tabela.
O histórico passa a ter um peso ainda maior. Quero entender o que aconteceu, quais mudanças visuais foram percebidas, como a pessoa responde ao movimento e às tarefas do cotidiano e quais funções precisam ser investigadas.
Eu aprofundo essa abordagem no artigo Neurovisão: entenda como funciona e quando é indicada, em que explico como incorporo esse olhar ao meu trabalho de reabilitação visual.
Uma mesma pessoa pode precisar de abordagens diferentes
Na prática, as fronteiras entre esses conceitos podem se aproximar.
Uma pessoa pode chegar para uma avaliação de visão binocular e não ter indicação de terapia. Outra pode apresentar uma alteração específica para a qual um trabalho visual seja considerado. Já alguém com uma condição neurológica pode precisar de uma avaliação mais ampla, com objetivos de reabilitação definidos de acordo com as funções afetadas e as dificuldades encontradas no cotidiano.
É por isso que eu não gosto de escolher o nome do tratamento antes de avaliar.
Quando alguém me procura perguntando se precisa de terapia visual, Neurovisão ou reabilitação visual, minha primeira preocupação não é encaixar a pessoa em uma dessas categorias.
Primeiro eu quero entender qual é a dificuldade, qual função está envolvida e qual objetivo realmente precisa ser alcançado.
Depois disso, consigo explicar com mais clareza se existe indicação de algum trabalho, que tipo de abordagem pode fazer sentido e o que deverá ser acompanhado ao longo do processo.
No fim, o nome da abordagem é menos importante do que a lógica que orienta a decisão: avaliar primeiro, definir objetivos reais e escolher a intervenção somente quando houver uma justificativa para ela.
Como eu acompanho a evolução de um trabalho visual
Quando existe indicação e um trabalho visual é iniciado, a avaliação não fica para trás.
Na verdade, ela se torna a referência para o acompanhamento.
Eu preciso lembrar quais sintomas levaram aquela pessoa a procurar atendimento, quais funções apresentaram alterações, em quais atividades a dificuldade aparecia e quais objetivos foram definidos no início.
É a partir desses pontos que consigo observar se o trabalho está caminhando na direção esperada.
Fazer melhor o exercício não é o único parâmetro
Durante a terapia, é natural que uma pessoa aprenda uma atividade, ganhe familiaridade com ela e consiga executá-la com mais facilidade.
Isso pode fazer parte do processo, mas não é suficiente para eu concluir que houve uma mudança funcional.
Se o objetivo estava relacionado à convergência, por exemplo, quero observar novamente medidas relacionadas a essa função. Se havia sintomas durante tarefas próximas, preciso saber também o que aconteceu com esses sintomas.
A leitura continua provocando o mesmo desconforto? A visão dupla ainda aparece? O cansaço surge com a mesma frequência? A pessoa consegue permanecer na atividade com mais conforto?
Essas informações precisam ser comparadas com aquilo que foi encontrado no início.
Na insuficiência de convergência, por exemplo, o acompanhamento pode considerar tanto os sintomas quanto medidas clínicas da função binocular. A American Association for Pediatric Ophthalmology and Strabismus também destaca que pessoas em acompanhamento devem ser observadas em relação aos sintomas e à resposta ao tratamento.
Reavaliar também pode significar mudar o plano
A terapia não precisa seguir o mesmo caminho simplesmente porque foi iniciada.
Se uma função evolui, o objetivo pode mudar. Se os sintomas não acompanham aquilo que observo nos testes, preciso entender por quê. Se surge uma nova queixa ou o quadro deixa de se comportar como esperado, o plano também merece ser revisto.
Em processos de reabilitação visual, a reavaliação contínua é justamente uma das etapas utilizadas para adaptar estratégias às mudanças da visão, às necessidades e às prioridades da pessoa.
Por isso, eu não vejo o acompanhamento como uma sequência automática de sessões.
Vejo como um processo de comparação.
Como essa pessoa estava no início? O que foi definido como objetivo? O que mudou nas medidas? O que mudou na vida real?
As respostas a essas perguntas ajudam a decidir se faz sentido continuar, modificar estratégias ou reavaliar a própria indicação.
Não existe uma resposta igual para todo mundo
Mesmo quando falamos de uma condição específica, as pessoas não respondem necessariamente da mesma maneira.
Por isso, eu evito prometer antecipadamente um resultado exato ou determinar um prazo universal para qualquer trabalho visual.
O National Eye Institute informa, por exemplo, que pessoas em tratamento para insuficiência de convergência podem levar semanas para perceber mudanças e que sintomas podem voltar em determinadas circunstâncias. Essa informação é específica dessa condição e não deve ser transformada em uma regra de duração para toda terapia visual.
Para mim, o mais responsável é definir objetivos claros e observar a evolução a partir deles.
Se existe indicação para trabalhar uma função visual, eu quero conseguir acompanhar essa função de forma objetiva e, ao mesmo tempo, ouvir o que a pessoa percebe fora do consultório.
Porque uma mudança encontrada em um teste precisa ser interpretada junto com aquilo que realmente motivou o atendimento.
É assim que eu entendo o acompanhamento: não como uma contagem de sessões, mas como uma reavaliação contínua do que estamos trabalhando, por que estamos trabalhando e se esse objetivo ainda faz sentido.
Procurando terapia visual em São Paulo? O primeiro passo é avaliar
Se você chegou até aqui procurando terapia visual em São Paulo, talvez já tenha pesquisado exercícios, lido sobre visão binocular ou recebido a sugestão de investigar alguma função visual.
Mas você não precisa chegar à consulta sabendo exatamente qual terapia precisa fazer.
Na verdade, eu prefiro que o ponto de partida seja outro.
Primeiro eu quero entender o que você sente e como sua visão está funcionando.
É a avaliação que vai mostrar se existe uma alteração relacionada à sua queixa, se há indicação para algum trabalho visual e quais objetivos fariam sentido naquele caso.
Às vezes, a pessoa chega acreditando que precisa de terapia e a avaliação mostra que o principal ponto está relacionado à correção visual. Em outros casos, encontro uma dificuldade específica de convergência, acomodação ou coordenação binocular que merece uma investigação mais detalhada.
Também pode acontecer de os resultados não justificarem terapia visual.
E essa também é uma resposta importante.
A consulta não serve apenas para confirmar uma terapia
Quando alguém me procura com uma hipótese pronta, meu papel não é simplesmente confirmar aquilo.
Eu preciso avaliar.
Isso significa ouvir o histórico, entender as atividades em que a dificuldade aparece, verificar a correção visual e investigar as funções relacionadas à queixa.
Depois, junto essas informações para responder uma pergunta que considero muito mais útil do que “qual exercício fazer?”:
Existe uma dificuldade visual que explica ou contribui para o que essa pessoa está sentindo?
Se existe, posso avaliar qual caminho é apropriado.
Se não existe, não faz sentido criar um tratamento apenas para atender à expectativa de fazer terapia.
Esse cuidado é especialmente importante porque sintomas como cansaço visual, desconforto na leitura, dificuldade em tarefas próximas ou sensação de esforço podem aparecer em situações diferentes.
A avaliação ajuda justamente a separar essas possibilidades.
Meu atendimento é em Pinheiros, São Paulo
Realizo minhas avaliações no consultório em Pinheiros, São Paulo, onde trabalho com Optometria, Neurovisão e Reabilitação Visual.
Dependendo da queixa, a avaliação pode envolver diferentes aspectos da função visual e ser direcionada para aquilo que realmente precisa ser investigado.
Se você ainda está tentando entender como funciona uma avaliação mais específica da coordenação entre os olhos, também pode ler meu artigo sobre avaliação da visão binocular em São Paulo.
Para situações relacionadas ao funcionamento visual dentro de um contexto neurológico, aprofundo o assunto em Neurovisão: entenda como funciona e quando é indicada.
Esses trabalhos podem se relacionar, mas eu não parto do princípio de que toda pessoa precisa passar pelo mesmo caminho.
O atendimento começa pela pergunta certa, pela avaliação adequada e pela interpretação dos resultados.
Por isso, para quem procura terapia visual em São Paulo, eu considero que o primeiro passo não é escolher uma terapia.
É descobrir se existe indicação para ela.
Antes de pensar em terapia, eu prefiro entender a sua visão
Ao longo deste artigo, uma ideia apareceu várias vezes porque, para mim, ela é essencial: terapia visual não deve começar pela escolha dos exercícios.
Ela começa pela avaliação.
É primeiro que eu procuro entender o que você sente, como sua visão responde às atividades da rotina, como está sua correção visual e de que maneira funções como convergência, acomodação e coordenação binocular estão se comportando.
A partir daí, consigo relacionar os resultados à sua queixa e avaliar se existe realmente uma indicação para algum trabalho visual.
Às vezes, existe.
Em outras situações, a avaliação mostra que o caminho precisa ser diferente. E saber que uma terapia não é necessária também é uma informação importante.
Quando existe indicação, gosto de deixar claro qual função será trabalhada, qual é o objetivo daquele processo e o que vamos observar durante o acompanhamento. Assim, a terapia não se transforma em uma sequência genérica de exercícios e a evolução pode ser analisada de acordo com aquilo que motivou o atendimento.
Agende sua avaliação visual em Pinheiros, São Paulo
Se você está procurando terapia visual em São Paulo, mas ainda não sabe se esse trabalho é indicado para o seu caso, podemos começar pela avaliação.
No meu consultório em Pinheiros, eu avalio sua visão de forma individualizada, considerando sua queixa, seu histórico, sua rotina visual e as funções que precisam ser investigadas.
A proposta da primeira consulta não é presumir que você precisa iniciar uma terapia. É entender o que está acontecendo e orientar o próximo passo com mais clareza.
Neyde Silveira Optometria e Reabilitação Visual
Av. Pedroso de Morais, 608, sala 52
Pinheiros, São Paulo, SP
CEP 05420-001
WhatsApp para agendamento: (11) 96337-5281
Se você tem uma dificuldade visual, recebeu uma indicação de terapia ou simplesmente quer entender melhor como seus olhos estão funcionando juntos, me chame pelo WhatsApp e conte o que está percebendo. A partir da avaliação, eu consigo verificar se existe indicação para um trabalho visual e explicar quais caminhos fazem sentido para o seu caso.
Referências
National Eye Institute. Convergence Insufficiency. Conteúdo sobre insuficiência de convergência, seus principais sintomas e os aspectos avaliados durante a investigação, incluindo convergência, alinhamento dos olhos, acomodação e relação das dificuldades com atividades realizadas de perto. Disponível em: National Eye Institute, Convergence Insufficiency
American Association for Pediatric Ophthalmology and Strabismus. Convergence Insufficiency. Material sobre insuficiência de convergência, sintomas associados, avaliação clínica e possibilidades de tratamento. A referência também aborda a importância de relacionar os achados dos testes aos sintomas, já que uma alteração encontrada no exame não significa automaticamente necessidade de tratamento. Disponível em: AAPOS, Convergence Insufficiency
American Association for Pediatric Ophthalmology and Strabismus. Exotropia. Conteúdo sobre alterações do alinhamento ocular e sobre situações específicas em que exercícios relacionados à convergência podem ser utilizados. Foi consultado para evitar generalizações sobre a indicação de exercícios ou terapia visual para qualquer tipo de dificuldade visual. Disponível em: AAPOS, Exotropia
National Eye Institute. Refractive Errors. Material sobre erros refrativos, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, e sobre sintomas que podem aparecer quando a correção visual não está adequada, incluindo visão embaçada, esforço visual, dor de cabeça e dificuldade para focar. Disponível em: National Eye Institute, Refractive Errors
Cochrane. Interventions for convergence insufficiency: a network meta-analysis. Revisão sistemática sobre diferentes formas de tratamento da insuficiência de convergência. O material compara intervenções e ajuda a compreender que a evidência sobre terapia visual depende da condição estudada, da idade dos participantes e do tipo de intervenção utilizada. Disponível em: Cochrane, intervenções para insuficiência de convergência
National Eye Institute. More effective treatment identified for common childhood vision disorder. Conteúdo sobre pesquisas realizadas com crianças com insuficiência de convergência sintomática e os resultados observados com diferentes formas de tratamento vergencial e acomodativo. A fonte foi utilizada para contextualizar evidências relacionadas a uma condição visual específica, sem generalizar os resultados para outras queixas. Disponível em: National Eye Institute, tratamento da insuficiência de convergência
National Eye Institute. Treatment for common vision disorder does not improve children’s reading skills. Conteúdo sobre o estudo CITT-ART, que investigou crianças com insuficiência de convergência sintomática. Embora a terapia tenha produzido melhora em determinadas medidas da função visual, o estudo não encontrou melhora superior ao placebo nos testes padronizados de leitura. A referência foi utilizada para diferenciar melhora de uma função visual específica de promessas sobre leitura ou aprendizagem. Disponível em: National Eye Institute, terapia visual e desempenho em leitura
CITT-ART Investigator Group. Effect of Vergence/Accommodative Therapy on Reading in Children with Convergence Insufficiency. Estudo clínico sobre os efeitos da terapia vergencial e acomodativa no desempenho de leitura de crianças com insuficiência de convergência. O trabalho reforça que a melhora de funções relacionadas à convergência não deve ser apresentada como garantia de melhora em avaliações padronizadas de leitura. Disponível em: PubMed, estudo CITT-ART sobre terapia visual e leitura
American Optometric Association. Vision Rehabilitation. Material sobre reabilitação visual como um processo individualizado que envolve avaliação funcional, definição de objetivos, escolha de estratégias e reavaliações ao longo do acompanhamento. A fonte foi utilizada principalmente para diferenciar reabilitação visual de uma simples sequência de exercícios. Disponível em: American Optometric Association, Vision Rehabilitation